Crianças do Município de Piripiri percorrem quilômetros a pé para chegar à escola

Sob sol forte, crianças percorrem quilômetros até à escola

Sem ônibus escolar, crianças da zona rural de Piripiri, que estudam na rede municipal de ensino, caminham quilômetros para ter acesso ao colégio.

Na contrapartida da realidade, nas mídias oficiais da Prefeitura Municipal de Piripiri a história é que na cidade não há problema na gestão municipal. Porém, no cotidiano dos munícipes falta o básico.

Diariamente populares, tanto da zona urbana como rural, procuram os veículos de comunicação da cidade relatando as dificuldades que enfrentam ao procurarem os serviços públicos municipais, isso, infelizmente, já virou rotina dos piripirienses.

A população não encontra remédios nas farmácias do município. Por exemplo, na semana passada, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tiveram que acionar o Ministério Público para reivindicarem seus direitos. Na audiência, eles pontuaram que estão levando de casa materiais como pratos, talheres e copos para o Caps. Além disso, os pacientes fizeram uma lista de solicitação que consta: mesas e cadeiras, construção do prédio próprio, com estrutura conforme o Manual de Estrutura Física dos Centros de Atenção Psicossocial e unidades de atendimento, realização de fórum anual de saúde mental, dentre outras dificuldades.

Outro ponto grave da gestão são os fechamentos das escolas municipais. Várias já foram fechadas. Estudantes e seus familiares estão preocupados com a onda de fechamento de unidades escolares, além da falta de transporte escolar, principalmente, na zona rural.

Ontem, 05 de junho, um vídeo foi divulgado nas redes sociais, onde crianças, com livro na cabeça para se protegerem do sol, percorrem quilômetros para chegarem até a escola. São cenas que chocaram os internautas que tiveram acesso.

Vale ressaltar que, além das escolas, postos de saúde estão sendo desativados e outros estão em situação precária estruturalmente. Também preocupa a população é a falta de médico nestes centros de atenção básica.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não copie nosso conteúdo. Utilize um de nosso botões de link e ajude a divulgar o site.