Empresa registra a expressão ‘mermã’ e só ela pode usá-la de forma comercial

A empresa ‘Mermã, que lindo!’ patenteou a expressão ‘mermã’, tão utilizada no Nordeste, em especial Piauí e Maranhão, e agora só ela pode usar a palavra comercialmente.

Em esclarecimento divulgado no Instagram, a empresa, que vende acessórios, disse que o desejo de registrar a expressão surgiu após perceberem que muitas lojas virtuais estavam usando a palavra.

A ‘Mermã, que lindo!’ tem duas lojas em Teresina, na Homero Castelo Branco e Riverside Shopping, e uma em São Luís, no Boulevard Shopping Tropical, eles procuraram uma assessoria de escritório especializado em proteção de marcas e patentes para iniciar o processo de registro da marca, que durou dois anos.

A empresa que virou ‘dona’ da expressão inclusive notificou extrajudicialmente uma loja que estava para ser inaugurada e que usava a expressão ‘mermã’, mas teve que mudar para não desagradar a ‘proprietária’ da palavra.

Em esclarecimento publicado no Instagram, a empresa diz que as clientes comemoraram a iniciativa, mas por outro lado, muitos internautas desqualificaram a apropriação de uma expressão cultural e histórica, que não foi inventada pela loja.

Foram tantas manifestações contra o registro da expressão que o administradores do Instagram da empresa desativaram os comentários no esclarecimento.

180Graus

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não copie nosso conteúdo. Utilize um de nosso botões de link e ajude a divulgar o site.